sábado, 24 de maio de 2008

Vinde e orai...


Caros Amigos,
Mônica Bérgamo, da Folha, informa que o bispo Edir Macedo está em negociações visando expandir os interesses da Igreja Universal do Reino de Deus. Diz a colunista: "Depois da Record e da RecordNews, o bispo Edir Macedo pode internacionalizar os negócios televisivos da Igreja Universal: em sigilo, já iniciou o projeto para uma nova TV com sede em Miami, nos EUA. O orçamento previsto do projeto gira em torno de US$ 40 milhões e inclui a compra de um satélite exclusivo A nova emissora deve começar a operar no início de 2010. O plano é ambicioso: fazer da nova TV uma espécie de "CNN" em português, que poderá ser captada por parabólica em qualquer lugar do mundo."

Macedo, uma figura capaz de fascinar multidões carantes (no sentido pleno da palavra), consegue estabelecer um nexo indestrutível entre religião e lucro, a partir de um princípio bíblico afirmativo: Deus quer que todos tenham vida e vida em abundância.

Estabelecido esse vínculo mediante uma interpretação literal do discurso, todas aquelas pessoas, fragilizadas emocional, fisica ou financeiramente, são tomada de paixão intensa pela promessa de salvação, e não se recusam a acatar, sem pensar, as prédicas, dele e de seus representantes.

A relação protestantismo e capitalismo está bem expressa no clássico "A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber. Ali, se expõe o entrelaçamento histórico entre a religião e a prosperidade. A ação do homem capitalista é analisada e mostrada como missionária, dedicada, daí resultando os frutos do seu progresso enquanto indivíduo que investiu e auferiou os resultados predendidos.

Ou por outra: poupador, austero, severo, dotado de um sentimento místico envolvendo o trabalho e o comportamento rigoroso na vida civil, o augusto crente, sem dúvida, teria a recompensa material a lhe servir de comenda, exposição do quanto estava ligado ao superior, sobrenatural e divino.

Utilizando-se de um discurso simplista e, portanto, compreensível, penetrante, claro e arrebatador de multidões socialmente enfermas, Macedo consegue sua adesão. Não se lhe pode negar força retórica, poder de convencimento, sua condição taumartúrgica e comunicacional-dramática. Sob tais aspectos, não há como negar, é um gênio da comunicação de massa. E, sendo assim, recebe tudo o que é de César.
Emanoel Barreto

sexta-feira, 23 de maio de 2008

A honradez está de luto


Caros amigos,
Uma das figuras mais preeminentes do senado, Jefferson Peres teve a vida tomada por certeiro enfarte. Austero, duro, forjou na mídia, nas coisas de jornal, a imagem de um catão. Com fria e essencial imparcialidade esgrimia no plenário o florete mais pontiagudo da ética, sem tergiversar; tinha como que uma espécie de ferocidade cívica contra ladrões e dseordeiros da moralidade.

Dizia: "Canalhas de todos os matizes: eu não sou como vocês. Ética para mim não é pose, não é bandeira eleitoral, não é construção artificial de imagem para uso externo. Ética para mim é compromisso de vida. Agir eticamente para mim é tão natural quanto o ato de respirar."

E mais: "Talvez eu tenha no máximo cinco dedos da mão de pessoas amigas. Mas tenho milhares de inimigos rancorosos. Todos os canalhas são desinibidos. Nada incomoda mais um canalha que uma pessoa de bem. Fere a auto-estima do canalha saber que há pessoas honestas."

Com a vida tomada de assalto, foi-se, com Jefferson Peres, uma daquelas figuras de liberal, honradas e probas. Sem a sua voz, sem seu carisma espartano e eriçado perde a vida pública um exemplo de homem e de parlamentar.

Dizia que este seria seu último mandato; não conseguia mais conviver no mesmo plenário - a arena donde desafiava a imoralidade - com tipos decaídos, perversos, cheios de impiedade, bárbaros habitantes da tenda dos negócios com a coisa pública.
Estamos mais pobres. A honradez está de luto.
Emanoel Barreto
Foto:http://video.globo.com/GMC/foto/0,,11724634,00.jpg

quinta-feira, 22 de maio de 2008

A sombria e opressa proteção de Gothan

Caros Amigos,
O sombrio Batman está para voltar, na produção Batman, o Cavaleiro das Trevas. Ao personagem, que nos anos 1960 era uma espécie de salvador bom-moço de Gothan City, retirou-se o companheiro Robin, um efebo que o ajudava em sua luta contra o Mal, leia-se o Pinguim, Charada e Coringa. Após, a versão do herói ganhou algo, senão de sinistro, com certeza sombrio, soturno, existencial.

Batman passou a ser mostrado como um ser tenebroso, cabisbaixo, a longa capa negra drapejando, com um brilho escuro, a cor proferindo medo. É como um ser que tivesse sobre os ombros todos os pesos, pecados e crimes da nossa condição condição humana e viciosa.
Um bom estudo de semiótica permitiria belas conclusões a respeito do discurso visual-e-de-ação de Batman. Um estudioso mais curioso poderia escrever, e escrever muito, a respeito da sua figura de assombro e sua representação do inconsciente coletivo.
Ele parece dizer, com sua face fria, recoberta pelo enigma da máscara funesta, que vem do escuro para combater a treva e que voltará ao mais oculto, secreto, pressago mundo que habita o coração trêmulo do homem. Vertigem.
Ele chega para nos dizer: "Não vim salvar a vida. Mas, resgatar despojos" - como faz com o corpo do Robin morto, na imagem que ilustra nosso texto. Batman caminha em meio a uma humanidade pesarosa. E ajuda a carpir o choro dos espectros.
Emanoel Barreto

quarta-feira, 21 de maio de 2008

O mais puro terror

Caros Amigos,
As coisas de jornal dizem de gente que ficou soterrada até por nove dias, com o terremoto na China. É a condição humana experimentando, suponho, seus medos mais horrendos. O contato íntimo, interno, abraço mais terrível com a dor, morte rondando perto seu rosnado de sombras e abatimento; queda. Uma coisa assim, é a angústia elevada ao requinte, desespero opressivo: alguém emparedado gera gritos que não pode dar e espera que mãos venham de cima, para, quem sabe, salvar a vida que se debate, paralisada do mais puro terror.
Emanoel Barreto
Foto: http://www.club.lacarasur.com/mimages/terremoto1.jpg

terça-feira, 20 de maio de 2008

Versos sofridos

Caros Amigos,
O poeta e jornalista Walter Medeiros é uma dessas pessoas que se incumbiram como missão trabalhar, fazer o bem. Velho amigo de redação e trabalho, tem o perfil exato dos que podem ser definidos por uma só palavra: integridade. Recebi email informando que poema de sua autoria foi incluído em publicação didática. Transcrevo para vocês e mando um abraço a Walter.
Emanoel Barreto

Cordel de Walter Medeiros é
incluído em novo livro didático

“Versos sofridos para um açude triste”, cordel de autoria do jornalista potiguar Walter Medeiros terá trechos incluídos no livro didático-pedagógico “Rio Grande do Norte: geografia e paisagens potiguares”.

A publicação será feita pela Base Editora, de Curitiba e já se encontra no prelo. O poema retrata uma cena chocante: ao seguir de Tangará para Santa Cruz pela BR, o cidadão surpreendeu-se ao ver o açude - que sempre via cheio - completamente sem água.

Uma das estrofes do cordel diz: "O açude tão bonito/ Cheio de água limpinha/ Perdeu a água que tinha,/ Quase que não acredito; /Pois eu vi pela tardinha/ Aquela terra sequinha/ E não segurei meu grito."

A representante da Base Editora, Vera Barbosa. ressalta que o livro citado “é material didático-pedagógico, para utilização com alunos do Ensino Fundamental, que tem basicamente o objetivo de facilitar a aquisição de conhecimentos da disciplina de Geografia”.

Vera acrescenta que “Versos sofridos para um açude triste” vai ser colocado no capítulo Campo e cidade: paisagens e interdependência e considera que “o cordel vai auxiliar as crianças na percepção das diferenças entre esses espaços”.

Outros cordéis do autor já foram utilizados em atividades didático-pedagógicas, como a prova do concurso do CEFET/RN, há três anos, que incluiu o cordel “A peleja do cordel de feira com a Internet”, sobre o qual foram formuladas duas questões. Também o livro do Programa de Educação de Jovens e Adultos incluiu aquele cordel, ao tratar de “Tecnologia e trabalho”.

Os cordéis de Walter Medeiros podem ser acessados no site “Poemas de Cordel”, através do link http://www.rnsites.com.br/cordeis.htm .
Foto:http://www.cearacultural.com.br/Imagens/Sertao1.jpg