sábado, 29 de novembro de 2008

Os piratas e a crueldade dos civilizados
Emanoel Barreto


É lamentável - Os recentes episódios envolvendo piratas somális trazem às coisas de jornal a evocação de tempos nebulosos, nuvens do passado aventureiro, brumas e canhões. Tempos em que os galeões eram mina de ouro navegantes e os velejantes bandidos eram o terror dos mares.

Agora, todavia, temos uma realidade dramática, que o noticiário das coisas de jornal não aborda: a terrível e desumana condição do povo somáli, uma nação onde o Estado praticamente não mais existe e a sociedade se rege pelo terror e pela força sem controle. Brutalidade. E ali, a pirataria, como que num passe de mágica macabro, está de volta.

Não há dúvida de que o criminosos devem ser combatidos. Duramente. Mas o mundo não pode esquecer que eles são o indício de que todo um povo, historicamente explorado, agora está à deriva. A fome grassa descontroladamente, a criminalidade se impõe com desenvoltura; doenças, angústia e total descontrole assolam tudo por lá.

E o mundo ocidental, "civilizado" está de costas não apenas para a Somália, mas para a África como um todo. Os países africanos não têm importância geopolítica e, assim, aqueles negrinhos devem ser deixados à sua própria sorte. Ou azar.

A África é um grande clamor a céu acerto. A África é um mergulho no inferno. Seus piratas são, nada mais, nada menos, que a folha-corrida da injustiça, da degradação que ali foi implantada pelas grandes potências coloniais, que agora lhes dão o esquecimento e o estupor. Nem Barba Negra teria praticado tanta estupidez.

.........

ZOORÓSCOPO

PULGA - Cara ou caro consulente: se você tem uma incontrolável tendência a aferrar-se às pessoas, ficar insistindo em coisinhas miúdas, medíocres, piadinhas que humilham e enojam, discutir trivialidades como se fosse coisas importantes e gosta, mas gosta messo de ferir, fincar-se em alguém, esteja certa ou certo: você é de Pulga, com ascendente em Carrapato. Faça um exame de consciência e, se possível, evolua. Quem sabe, poderá migrar de casa zooastrológica e chegar a ser de Beija-Flor.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Quando a guerra é santa, quem vence é o diabo
Emanoel Barreto
É isso - Os acontecimentos na Índia mostram o quanto o fundamentalismo pode levar o mundo a atitudes de loucura, Não é o primeiro nem será o último perpetrado por terroristas islâmicos, certos de que estão em guerra santa contra o Ocidente.

A rigor, matar em nome de Deus é algo tão velho quanto a própria humanidade. Os povos antigos atiravam-se a guerras de conquistas e uma das conseqüências de domínio sobre outros povos era o banimento dos deuses dos vencidos.

As Cruzadas não tinham por propósito "libertar das mãos dos infiéis a Terra Santa"? Pra você ver...

O fundamentalismo diversificado, a servidão a deuses tão loucos quanto seus adoradores, são uma marca dos nossos tempos. Por exemplo: a crise monetária que está corroendo as grandes economias resultou, não tenho dúvida, da adoração de fundamentalistas financeiros ao deus dinheiro.

Sua adoração, com o vende-que-vende de papéis que não valiam nada, acabou na crise. E o ídolo dos pés de barro, o mercado, mostrou-se um deus miserável e indigno; e atirou seus adoradores ao abismo.

Na verdade, não é bem assim: os adoradores, que são os banqueiros, vão se dar vem, já estão se dando. O inferno do deus dinheiro ficará para a sociedade. E assim, de loucura em loucura, caminhamos. E a cada tiro, explosão ou medo, a serenidade continua ao deus-dará.

..............

ZOORÓSCOPO

POMBO - Pessoas sociáveis, amáveis, gostam de fazer amigos e participar de grandes grupos, como fazem os pombos nas praças. São prestativos como os pombos-correio e necessários como a pomba da paz. O problema é que os nascidos em Falcão, ou pior, Abutre, os perseguem sem trégua. Um conselho: se você é de Pombo, reúna-se a quem seja de Andorinha ou Golfinho e, neste fim de semana, seja muito feliz.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Me dá um dinheiro aí!
Emanoel Barreto

Para meditar - Não existe o bom médico, o bom engenheiro, o bom advogado, etc... etc... etc...? Pois bem, existe também o bom ladrão. Os estudos sociológicos mais recentes informam essa nova tendência e em Oxford, Cambridge e Coimbra, diligentes estudiosos debruçam-se sobre tal tema com a dedicação de sábios e diligentes doutores.

Ao que fui informado, o bom ladrão deve inscrever-se no perfil abaixo. Quanto mais próximo do padrão, maior sua qualificação, destreza, apuro técnico, confiabilidade, presteza e, veja só, ética. Já pensou, um ladrão ético? Isso é bom, muito bom. Abaixo, veremos porquê.

Agora, os tópicos que definem um bom ladrão:
Agilidade: o bom ladrão, especialmente se for batedor de carteira, deve ser rápido, imperceptível e apoderar-se da bolsa sem que a vítima perceba. Agindo assim, terá menos chances de ser notado e preso e, melhor, a vítima não ficará traumatizada por uma ação contundente. Só depois perceberá o furto e agradecerá aos céus por não ter sido espancada.

Objetividade: tem objetividade o ladrão que, sendo assaltante, não usa de meios termos e surpreende seu alvo de forma clara, precisa e, em alto e bom som, anuncia: "Assalto!". Isso assegura que a ação será rápida, reduzindo em muito a possibilidade de agressão. Bom para o assaltado, que logo, logo, se verá livre da situação.

Frieza: pode ser medida pelo domínio que o ladrão tenha da situação. Deve ser considerado frio aquele que a despeito do perigo de ser capturado auxilia sua vítima e orienta como deve agir. Podem ser encontrados entre os que atacam motoristas em sinal de trânsito e dizem: "Passa a carteira! Mas, devagar, que o sinal ainda demora a abrir..."

Confiabilidade: decorrência imediata da frieza, é confiável o ladrão que age segundo aquele padrão e, portanto, deixa implícito ao assaltado que ele não será molestado, desde que (o desde que é importantíssimo!) aja segundo o que determina o profissional.

Ética: é ético o ladrão que jamais assalta outro ladrão ou não maltrata os infelizes que, circunstancialmente, mantenha em cativeiro após seqüestro. É essencial que, nesse caso, liberte o aprisionado após receber o resgate.

Seriedade: sério é todo ladrão que, estando em conluio com policiais, repasse a estes aquilo que foi acertado. Afinal, trata-se de uma organização. E, como hoje todas as empresas, portanto organizações, se apresentam como "tendo uma missão" o crime organizado também precisa de uma missão, qual seja: trabalhar ininterruptamente para manter os policiais honestos em ação. Caso desapareçam os ladrões, a polícia deixa de ser necessária. Portanto, um bom ladrão precisa continuar trabalhando, a fim de assegurar o emprego desses funcionários públicos armados. Em conseqüência, também terão empregabilidade garantida juízes, promotores, serventuários da justiça, carcereiros, pedreiros que trabalham na construção de presídios, engenheiros que projetam os presídios e empregados de fábricas que produzem armas. A continuar, a lista seria praticamente interminável.

Como vimos, do aperfeiçoamento dessa inestimável categoria profissional depende muito o bom funcionamento da sociedade como um todo. Afinal, uma esperança de luz no fim do túnel, quando eu já pensava que tudo estava perdido. Se encontrar um bom ladrão, dê-lhe os parabéns e, se for o caso, até mesmo uma goa gorjeta.

.........

ZOORÓSCOPO

Pavão - São aquelas ou aqueles que se julgam os maiorais. Se homens, são metrossexuais, meticulosos, pernósticos, abusados. Se mulheres, gastam fortunas com perfume, roupas de grife, futilidades. Em ambos os casos, têm o destino dos fogos de artifício: brilham muito por poucos instantes e depois ninguém sabe aonde foram parar. São facilmente encontráveis nas fotos de colunas sociais. Nascidas ou nascidos em formiga, não devem com aqueles manter vínculo demorado.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

A aranha que vai salvar o mundo

Emanoel Barreto
A Folha informa: Parece que os atuais moradores da ISS (Estação Espacial Internacional) perderam um convidado para a festa de dez anos do projeto. A cerca de 350 quilômetros da Terra, os astronautas não sabem onde uma aranha foi parar.

No alto, à direita, uma das aranhas que foram enviadas para a Estação Espacial Internacional como parte de uma experiência.

Dois aracnídeos foram mandados para o laboratório da ISS pela Endeavour, há cerca de dez dias, para experimentos científicos. Mas um deles desapareceu.

O sumiço foi notado quando astronautas abriram o recipiente em que a aranha deveria estar, informa o "The Times". Segundo funcionários da Nasa, a aranha não está perdida, apenas "não pôde ser encontrada".

"Não acreditamos que ela tenha deixado o módulo", disse Kirk Shireman, da Nasa, ao jornal. "Estou certo de que a encontraremos nos próximos dias."

A equipe que está na ISS suspeita que a aranha esteja junto da outra, no recipiente vizinho --que ficou repleto de uma densa teia, provavelmente construída como proteção devido à confusão da aranha com a gravidade zero.

Sally Magnus, uma das oficiais da missão, destacou que a estrutura criada pelo animal é diferente da que ele fazia em terra. "A teia formada é mais ou menos tridimensional e toma todo o recipiente da aranha", disse. Os controladores em Houston descreveram a estrutura como "uma teia complicada e desorganizada".
.............
Questão de alta indagação - Com certeza, não há com o que nos preocuparmos. Sem dúvida, a aranha deve estar, nesse momento, oculta em algum canto, absorta em profundos pensamentos sobre como salvar a Terra.
O negócio foi o seguinte, informou-me um cientista amigo: deslumbrada com a gravidade zero, certamente medita em como trazê-la para cá. Imagine: com a Terra sem gravidade, acabarão todos os problemas, pois todos serão reduzidos a... gravidade zero. E, quando algo não tem gravidade, não tem problema, pois todo problema tem algum tipo de gravidade. É só uma questão de implicação, percebe?
Assim, essa bondosa aranha, ao trazer a gravidade zero, aliviará o peso na consciência de todos os culpados, vilões, mandriões e escroques. Sem culpa, todos serão bons e trabalharão pelo bem-comum. Isso desencadeará um círculo virtuoso o qual, por sua vez, elevará os bons pensamentos, hoje presos ao chão por nossa velha e pesada gravidade. É isso: um pequeno passo para a aranha, um grande salto para a humanidade.
...ZOORÓSCOPO
Galinha - É preciso entender, galiniano amigo, que o mundo não é só o seu terreiro, poleiro, milho. O mundo, vasto mundo, é composto também por gaviões, carcarás, cobras e lagartos. Quem nasce em Galinha é pacífico, meio bobo, prestativo.Sua ingenuidade poderá levá-lo ao alçapão e daí à panela.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O luxo não está nem aí para a crise
Emanoel Barreto
Deu na Folha - Os dois maiores centros de comércio de luxo do país, a Daslu e o shopping Iguatemi, prevêem desaceleração de consumo no ano que vem como conseqüência dos desdobramentos da crise financeira mundial.

A Daslu planeja trabalhar com estoques mais baixos, reduzir a oferta de importados e se concentrar nos produtos com mais saída. Já o presidente do grupo que controla o Iguatemi diz que em um primeiro momento o setor sai beneficiado pela crise, com a troca de despesas de longo prazo pelas de médio e curto, e pretende atrair clientes com grifes cobiçadas no país.

........
O que a Daslu e o Iguatemi não previram, nem lhes interessava, foi a redução da oferta de empregos ao mundo, aos habitantes do mundo real, que a jogada malandra dos banqueiros americanos provocou. Mas, para eles, tudo, parece, está de ajustando. E, no fim, cada coisa estará no seu lugar.

É chocante como as elites atuam: seu cinismo sádico e devorador, comprador, adquirente, parece não levar em conta que a vida não se resume a seu nicho de mercado, estreito e privilegiado. As elites parecem não entender que, para manter sua usura, preguiça e improdutividade, milhões têm que trabalhar em todo o mundo. Muitos sofrem para que uma madame use seu diamante.

Aos pobres, aos muitos pobres, cabe o exercício do subemprego, da venda de produtos baratos, até mesmo de lixo, que, para eles, é, ironia, luxo: a única coisa que conseguiram fazer na vida, para se tornar necessários. E o fazem com tanta dignidade, tanto empenho e senso de dever, que tornam-se exemplo, merecem respeito e, de fato, se fazem respeitar.

..ZOORÓSCOPO
POLVO - É aquela pessoa pegajosa, que cola, gruda em você. É invejosa, má e sempre tem tentáculos espalhados. De tal forma, que sempre estarão pegando no seu pé. Podem ser vistas em todos os ambientes, desde reuniões familiares, até os mais altos escalões de empresas, públicas ou privadas. O polvolino é rápido, desloca-se com facilidade por todos os ambientes, e ninguém melhor que ele para espalhar uma fofoca. Mas são covardes e, com sua grande habilidade em se esconder, fogem, sempre que são confrontados. Homens nascidos em Tigre não devem se meter com mulheres em Polvo.

domingo, 23 de novembro de 2008

A moça tão bonita e o belo gato azul
Emanoel Barreto

O domingo era belo por inteiro.
Só faltava uma moça e um gato azul.
E de tanto chegarem reluzentes.
Fizeram o mundo ser melhor.
......
..Zooróscopo
Formiga - Zoosigno que predomina entre os trabalhadores, o formiguiano é diligente, ativo, prestativo, obediente, cumpridor de horários, de regras, respeita as leis e paga suas dívidas. Sem dúvida, pelo seu próprio fazer, o formiguiano sempre é levado para o buraco pelos nascidos em Tubarão e Onça, zoosignos dos sabidões e quejandos. Mulheres nascidas em Pavão, que desejem ter uma vida de perfume e prazer, não devem jamais se casar com homens de Formiga. Serão levadas ao mais atroz desespero e acabarão completamente loucas.