quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pátio dos milagres

Aproxima-se o período da disputa eleitoral, quando candidatos terão direito a se dirigir ao povo, pedindo seu voto. Todos são tangíveis, visíveis, palpáveis; irão às mais desprovidas localidades e se mostrarrão como gente comum. E o povo termina acreditando, numa espécie de "viver da fé" de que nos falavam os Paralamas do Sucesso. Mas, no fim, fica mesmo é a lama.
http://www.cabecadecuia.com/drops/search/?q=nem%20todo%20porco%20gosta%20de%20lama

É a política. É o tempo em que as torneiras de promesas, sempre chamadas ciosamente de "compromissos", serão abertas, com o anúncio de uma época maravilhosa, com grandes mudanças na vida das pessoas; o Poder Público, de repente, tomado nas mãos por um salvador que, para nós, seria o que seria Dom Sebastião para Portugal em priscas eras. Somente têm o cuidado de não prometer o jorro de leite e mel no casebre do coitado que há meses, muitos meses, implora por um atendimentozinho na rede pública de saúde. 

Ironias à parte, é preciso que se faça esse jogo de convivência com o diabo político, a fim de que, do caldeamento das ideias, comecemos a aparfeiçoar a nossa democracia. Seria preciso, da mesma forma, o fortalecimento de mecanismos de sociedade civil para cobrar dos governos e das casas legislativas maior empenho e compromisso. Senão, ficaremos sempre a esperar que, de iniciativa prórpria, os políticos venham a mudar por si sós. Aí é difícil, é muito difícil, pois são poucos os que querem efetivamente uma sociedade melhor e democrática.

Recebo e divulgo

ASSÉDIO MORAL CONTRA JORNALISTA E SUA MULHER NA SESAP
 
A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte – SESAP/RN está negando direito líquido e certo a produtividade e ainda comete assédio moral contra o jornalista Walter Medeiros e sua mulher, Graça Medeiros, Assistente Social. Eles receberam hoje memorando para voltar do Lacen para a SESAP, no dia em que retornavam de férias. Negam direito a produtividade e agora negam lotação, desconsiderando o fato de serem redistribuídos, por ato do governador, da DATANORTE para SESAP desde 2002.
 
A SESAP / RN caminha, assim, na contra mão das políticas públicas, pois o Ministério da Saúde tem cartilha recomendando e ensinando aos profissionais de saúde como evitar assédio moral e esse assédio acontece na própria Secretaria, com seus servidores. Trata-se de assédio moral, pois faz um ano que tentam explicar à SESAP que tem direito a produtividade; não dão atenção e fazem joguete, da Coordenadoria de Recursos Humanos à Assessoria Jurídica, que já deu um parecer a favor e outro contra, num deles chamando-os indevidamente de “inidôneos”.
 
O jornalista e sua esposa estão, portanto, sendo vítimas de assédio moral na SESAP / RN e agora, depois de um ano que negam direito líquido e certo a CRH promove uma movimentação autoritária, injusta e desnecessária, tão somente para os retirar de um órgão que dá direito à gratificação de produtividade, para encaminhar para outro local onde este direito não existe.
 
CARTA AO SECRETÁRIO (Entregue hoje no gabinete)
 
Exmo. Sr. Dr.
Isaú Gerino Vilela da Silva,
MD Secretário de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte
Av. Deodoro da Fonsêca, 730, Centro, Natal – RN
 
 
 
Senhor Secretário,
 
Manifestamos inicialmente nossa admiração e respeito a V. Exa. e ao seu trabalho dedicado e digno, que acompanhamos através de muitos anos, agora com um desafio bem maior e para o qual desejamos pleno êxito.
 
Somos servidores da Secretaria Estadual de Saúde do RN – SESAP/RN estáveis e redistribuídos da DATANORTE por ato do Exmo. Sr.Governador do Estado no ano de 2002: WALTER BEZERRA DE MEDEIROS, Jornalista, matrícula Nº 1774514 e MARIA DAS GRAÇAS SOUSA BEZERRA DE MEDEIROS, Assistente Social, matrícula Nº 1774530. Nosso regime é o da CLT e temos, respectivamente, 33 e 30 anos de serviços prestados ao estado.
Nesta data, que por coincidência corresponde ao aniversário de WALTER BEZERRA DE MEDEIROS, nascido em 17.07.1953, vimos à SESAP apresentar documento à Coordenadoria de Recursos Humanos, cujo teor e propósito consideramos mais um ato de arbitrariedade e injustiça cometido contra o casal, cuja vida conjugal soma mais de 36 anos.
 
Considerando que V. Exa. está à frente da SESAP há pouco tempo, acreditamos não ter conhecimento do fato de que a Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte  está nos negando direito líquido e certo a produtividade e ainda comete assédio moral contra nós dois. Ontem recebemos um memorando para voltar do Laboratório Central - LACEN para a SESAP, no dia em que retornávamos de férias. Além de negar o direito a produtividade, agora querem negar o direito a lotação, desconsiderando todos os fatos, documentos e argumentos que nos asseguram tais direitos.
 
A SESAP / RN caminha, assim, na contra mão das políticas públicas, pois o Ministério da Saúde tem uma cartilha recomendando e ensinando aos profissionais de saúde como evitar assédio moral e esse assédio acontece nesta própria Secretaria, com seus próprios servidores. Trata-se de assédio moral, pois faz um ano que tentamos explicar que temos direito a produtividade. Além de não darem atenção, ainda fazem joguete, da Coordenadoria de Recursos Humanos à Assessoria Jurídica, que já deu um parecer a favor e outro contra, num deles chamando-nos indevidamente de “inidôneos”.
 
Estamos, portanto, sendo vítimas de assédio moral na SESAP / RN e agora, depois de um ano que negam direito líquido e certo, a CRH promove uma movimentação autoritária, injusta e desnecessária, tão somente para nos retirar de um órgão que dá direito à gratificação de produtividade, gerando uma insegurança funcional.
 
Discordamos e não nos conformamos com a decisão da CRH/SESAP-RN, vez que nada justifica a atual movimentação. Somos servidores assíduos, responsáveis e cumpridores dos deveres, além do que os órgãos da SESAP precisam de servidores e desejam o nosso trabalho.
Requeremos, assim, que seja revista a decisão da CRH sobre nossa movimentação e que seja estabelecida uma lotação de comum acordo.
Que esta missiva seja incluída nos processos Nºs 217410/2011-7 e 217405/2011-6
Natal, 17 de julho de 2012
 
WALTER BEZERRA DE MEDEIROS – MAT. 1774514
 
MARIA DAS GRAÇAS SOUSA BEZERRA DE MEDEIROS – MAT 1774530
 

Recebo e divulgo

Professor da Unicamp apresenta pesquisa sobre saúde de jornalista


“Vivendo no limite: quem são nossos formadores de opinião?” Este é o tema do Ciclo de Debates Sindjorce a ser realizado nesta terça-feira (17/07), às 18h30, no Espaço Cultural do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (SindBar). Promovido com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Ceará, o evento terá como convidado especial o psicólogo Roberto Heloani, professor da Faculdade de Educação da Unicamp, da FGV e da Unimarco.


Heloani apresentará pesquisa de sua autoria que revela uma radiografia dramática da saúde física e mental dos jornalistas brasileiros. "A experiência clínica nos leva a supor que o estresse nesta área advém, sobretudo, do trabalho que faz do jornalismo uma profissão de risco e também de morte precoce", afirma.

O Ciclo de Debates contará também com a presença do psicólogo Arthur Lobato, repórter cinematográfico da Rede TV!, ex-diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Minas Gerais (SJMG). O jornalista falará sobre assédio moral e suas consequências para a saúde do trabalhador. Também fará parte da mesa de debates o advogado trabalhista Carlos Chagas, assessor jurídico do Sindjorce.

"Parte significativa desses profissionais (jornalistas) não alcança sequer a aposentadoria. Ademais, a partir da implantação de novas tecnologias nas redações nacionais, os usuários - jornalistas em sua maioria - se vêem cada vez mais diante dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Tais perspectivas, portanto, consideram, respectivamente, a existência de uma relação negativa entre trabalho e saúde mental e entre modos de gestão e saúde em geral", conclui Roberto Heloani.

Realizado conjuntamente pelos Departamentos de Jornalistas de Imagem e Aposentados do Sindjorce, em parceria com a FENAJ, o Ciclo de Debates faz parte do calendário de pré-encontros promovidos para discutir o programa científico do I Encontro Estadual dos Jornalistas de Imagem (EJIC), que será realizado em Fortaleza no dia 1º de setembro, em comemoração ao Dia Nacional do Repórter Fotográfico, celebrado em 2 de setembro.

Situação no Ceará

Pesquisa realizada pelo Sindjorce, em 2010, nas redações do Diário do Nordeste, O Povo e O Estado, constatou que 61,39% dos trabalhadores apresentavam problemas de saúde. Dores nas costas, pescoço e articulações lideravam o ranking. Logo depois, apareciam estresse, ansiedade, problemas de visão, dores nos braços, pernas e articulações, dores de cabeça, depressão e palpitações.

"O jornalista, assim como outros profissionais, tem uma rotina de vida sacrificada por conta do trabalho. Plantões, pautas insalubres (do ponto de vista físico e emocional) e locais de trabalho com estrutura inadequada (iluminação, computadores) são alguns fatores que contribuem para o estresse”, avalia Samira de Castro, presidente em exercício do Sindjorce.

No entanto, Samira acrescenta que a recompensa financeira insatisfatória é apontada como uma das queixas mais comuns da categoria. “O trabalhador não vê o resultado do seu empenho laboral refletido no contracheque, ou em ganhos sociais, e cai numa rotina de desânimo e sofrimento psíquico", afirma.

Palestrantes

Roberto Heloani é professor titular e pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e FGV. Livre-docente em Teoria das Organizações (UNICAMP) e pós-doutor em Comunicação (USP), é pesquisador na área de Saúde Mental no Trabalho e Assédio Moral/Sexual.

Psicólogo e repórter cinematográfico da Rede TV!/MG, o jornalista Arthur Lobato desenvolve projetos sobre saúde do trabalhador, tendo realizado dezenas de palestras em vários estados no Brasil. Foi vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) e 2º tesoureiro da FENAJ.

Serviço

Ciclo de Debates Sindjorce - “Vivendo no limite: quem são nossos formadores de opinião?”

Com o psicólogo Roberto Heloani (FGV), o jornalista Arthur Lobato (Rede TV! Minas Gerais) e o advogado trabalhista Carlos Chagas
Terça-feira, dia 17 de julho, às 18h30
SindBar - Rua Joaquim Sá, 545, Dionísio Torres, entre Nunes Valente e Tibúrcio Cavalcante, próximo a Assembleia Legislativa

Fonte: Agência da Boa Notícia