sábado, 1 de setembro de 2012

Trágico e belo

Publicada na Time como uma das melhores fotos da semana. A trágica e bela imagem de um homem que caminha em meio à paisagem de destruição de área atingida por incêndio em Drospigi, Grécia. 
Foto de Louisa Gouliamaki—AFP/Getty Images

Recebo de Lucélia Bezerra, estudante de jornalismo, o texto que segue:

Meu jornal não é meu

Tem ASSESSORIA que segure esta crise de imagem dos governos Rosalba Ciarlini (estado) e Micarla de Souza (município) e claro dos empresários de ônibus financiadores de campanha???

Mesmo que a "grande mídia" divulgue
sutilmente, não há quem segure. O povo está nas ruas. O que não seria para menos.

Natal parou, aliás quando ela andou, e para onde? Não se sabe, estamos mutilados por uma gestão que deveria ser da Comunicação por excelência, e não de palavras ao vento e tamanha incompetência.

A Tribuna "noticia" assim: http://tribunadonorte.com.br/noticia/grupo-faz-caminhada-em-protesto-ao-aumento-da-tarifa-de-onibus/230362

Usam o termo "Grupo" e ignoram a força que tomou a cidade
a partir das redes sociais. Notícia "seca" sem qualquer relevância ao números de participantes, que segundo a divulgação no twitter, ultrapassa 3 mil pessoas.

O Diário de Natal "noticia" assim:

http://www.dnonline.com.br/app/noticia/cotidiano/2012/08/31/interna_cotidiano,105621/prefeitura-suspende-expediente-devido-a-protesto.shtml

Viva a Nova Mídia,
ainda "democrática"!
\o/ \o/ \o/


Meu jornal não é meu, tampouco dos JORNALISTAS.
Meu jornal é "do dono"!

Lucélia Bezerra 
Meu olhar, diante do cotidiano, me caracteriza como sujeito atuante da V I D A.
Paulo Bronco em: Tempos Modernos

Governo apresenta vídeo preliminar com obras prevista para a Roberto Freire

Delírios, divagações, prelúdio do nada

O governo do Rio Grande do Norte registra neste vídeo uma delirante visão da Roberto Freire para a Copa do Mundo. É obra - a do vídeo - bem feita, interessante, curiosa. Porém, nada mais que isso: interessante e curiosa. Todos sabemos - a governadora também-, que nada do que está exposto neste vídeo será realizado. Se fosse possível construção tão ciclópica ficar pronta até 2014, teríamos demonstração de competência fora do comum. Claro, a custo altíssimo de dinheiro, energia, empreendedorismo.

Mas, tal obra, mesmo que fosse realizável, será assim tão importante, e mesmo que importante, imprescindível ao natalense. Não seria mais barato e mais ajuizado uma intervenção firme e direta no Hospital Walfredo Gurgel, com investimento em infra-estrutura e pessoal para atendimento digno desse nome?

Se o governo do estado não consegue fazer funcionar bem um hospital, veja bem, um hospital, como fará para dar andamento a essa obra de loucos, cuja viabilidade somente é antevista nos delírios do artista que ganhou para realizar a animação? Mais que isso: sendo iniciadas as obras, a quem interessa realmente tal realização? À sociedade ou aos que literalmente vão meter a mão na massa, inclusive na massa de recursos para tocar o empreendimento? Não digo que haverá desonestidade: afirmo que há desnecessidade, falta de prioridade, ausência de senso histórico a partir de um erro programado no governo do então presidente Lula.



quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Recebo e divulgo


Comunicação é tema de Aula Magna na UFRN no dia 10 de setembro

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza no dia 10 de setembro, às 10h, no auditório da Reitoria, a Aula Magna referente ao segundo semestre letivo de 2012 que abordará o tema “Mídia e sociedade: avanços e desafios”, a ser ministrada pelo professor Venício Artur de Lima, da Universidade de Brasília (UnB).

O tema escolhido para a aula de inauguração deste semestre na Universidade foi motivado pelas comemorações, este ano, dos 40 anos da TV Universitária, dos 40 anos da Editora Universitária, e dos 50 anos de criação do Curso de Jornalismo, do Departamento de Comunicação Social.

Além disso, o Superintendente de Comunicação da UFRN, professor José Zilmar Alves da Costa, explica que esta é uma temática que é sempre atual, principalmente devido à circulação de novas mídias e de novos processos comunicacionais. “E foi por este motivo também que a Universidade decidiu escolher para o debate um tema que não interessa somente aos cursos de Comunicação Social, mas à sociedade em geral”, acrescentou.

Para falar com propriedade sobre o tema foi convidado o professor titular da Universidade de Brasília (UnB) e fundador do primeiro Núcleo de Estudos sobre Mídia e Política da UnB, o professor Venício Artur de Lima, “um pesquisador que dedicou toda a sua vida acadêmica voltada para prática e estudo de comunicação. Ele é uma referência não só no Brasil, mas no mundo”, afirmou o superintendente de Comunicação da UFRN.
Fonte: Agecom/UFRN

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Leio na Folha e compartilho

Morre fotógrafo que registrou monge em chamas no Vietnã

DE SÃO PAULO
O fotógrafo e jornalista norte-americano Malcolm W. Browne morreu nesta segunda (27), aos 81. 

Browne foi correspondente da agência de notícias Associated Press no Vietnã, onde, em 1963, registrou a imagem mais importante de sua carreira: o suicídio de um monge budista que colocou fogo no próprio corpo. 

A imagem contribuiu para que o governo de John Kennedy fizesse uma reavaliação política da Guerra do Vietnã. Serviu, também, para ilustrar cartões postais que a China comunista distribuiu para denunciar o "imperialismo americano" --e foi parar na capa do primeiro disco da banda Rage Against the Machine, em 1992.

Malcolm Browne

 Ver em tamanho maior »
Malcolm Browne - 11.jun.63/Associated Press
Em 11 de junho de 1963, o monge budista Thich Quang Duc ateou fogo em si mesmo em Saigon; a foto foi feita por Malcolm Browne, correspondente norte-americano morto nesta segunda (27), aos 8
 
Browne, que também trabalhou no "New York Times" por três décadas, estava internado num hospital de New Hampshire, de acordo com sua mulher, Le Lieu, que ele conheceu em Saigon. Ele era portador da doença de Parkinson desde 2000 e passou os últimos anos numa cadeira de rodas. 

Especializado em cobertura de guerras, ele foi alvejado três vezes em combates, foi expulso de meia dúzia de países e foi colocado numa "lista da morte" em Saigon.
Em 1964, Browne, ainda como correspondente da Associated Press, e David Halberstam, do "Times", venceram o prêmio Pulitzer pelas reportagens do conflito no Vietnã.
PROTESTO
A autoimolação de Thich Quang Duc diante de cerca de 500 pessoas, em Saigon, em 11 de junho de 1963, foi o protesto mais forte de uma série para chamar a atenção mundial para a repressão sofrida pelos monges budistas sob o governo católico de Ngo Dinh Diem no Vietnã do Sul, apoiado pelos EUA. 

Em novembro do mesmo ano, a Casa Branca deu seu aval ao golpe de estado que culminou com a deposição do presidente e de seu irmão, Ngo Dinh Nhu, então chefe da segurança nacional. Os dois acabaram mortos. 

Apesar de vários jornalistas ocidentais terem sido avisados sobre a intenção do monge, só Browne esteve lá para testemunhar a autoimolação. Sua foto de Thich Quang Duc se banhando em combustível e ateando fogo a si mesmo virou a imagem principal dos maiores jornais do mundo. 

"Foi o início da rebelião que terminou com a deposição e a morte de Diem", disse Browne numa entrevista à Associated Press em 1998. "Quase imediatamente, grandes manifestações começaram a atrair moradores comuns de Saigon, não se restringiam mais aos religiosos budistas."